segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

COMO PROTEGER SEUS FILHOS DA INTERNET

Meu caro leitor, a partir de hoje colocarei uma seqüência de textos que são uma resenha do livro cujo o título é o citado acima.

1. Introdução

Este texto é uma resenha do livro de Gregory S. Smith How to Protect Your Children on the Internet: A Road Map for Parents and Teachers, Westport: Praeger Publishers, 2007. A pedido de uma editora, dei um parecer sobre a conveniência da tradução e edição do mesmo; meu parecer foi fortemente favorável. Como se trata de assunto educacional premente, resolvi escrever esta resenha citando todos os pontos que considero mais importantes do livro, complementando no fim com minhas opiniões e recomendações a respeito desse assunto. Minha intenção é colocar logo à disposição do público de fala portuguesa as informações importantes do livro, e incentivar seu estudo e uso quando estiver traduzido. Devido a isso, abordei muitos detalhes do livro.

Inicialmente faço um resumo bastante extenso do conteúdo do livro, seguindo sua estrutura, de uma maneira bem objetiva, isto é, sem dar minha opinião; obviamente, houve subjetividade na escolha dos tópicos aqui colocados, e das citações de trechos do livro.

Fiz questão de traduzir trechos do livro que considero mensagens ou dados relevantes para o leitor. Como sempre faço, procurei produzir traduções o mais fiéis possíveis ao original; quando achei que o original é mais significativo que minha tradução, coloquei-o entre colchetes e em itálico, como por exemplo [unfettered]. Os títulos de partes e capítulos usados no livro, bem como os trechos citados do mesmo, foram colocados entre aspas. Em inglês, a palavra children é usada principalmente com três significados: filhos, crianças, ou englobando crianças e adolescentes. Assim, no último sentido usei a forma "crianças e adolescentes" em vários trechos. A palavra teenager, também usada como teen, designa literalmente um jovem entre as idades de 13 a 19 anos (os números cujos nomes terminam em "teen" em inglês), e será traduzida como "adolescente"; muitas vezes essa denominação refere-se no livro a crianças e jovens de 10 a 17 anos.

O livro é organizado em duas partes, cada uma com vários capítulos. Cada capítulo é concluído com uma seção de recomendações aos pais.


Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer

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